III Workshop “Indicadores de Monitorização de AMP´s”

© OMARE / Fev 08 2020

Decorreu no dia 5 de fevereiro, no Museu Marítimo de Esposende, o III workshop dedicado ao tema “indicadores de monitorização de áreas marinhas protegidas”. Este workshop co-organizado pelo Município de Esposende e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve teve o objetivo de identificar, discutir e selecionar uma lista indicadores e metodologias de monitorização que permitam responder a uma monitorização eficiente e uniforme entre as áreas marinhas protegidas nacionais. Este trabalho é uma tarefa conjunta de 3 projetos em curso: OMARE (promovido pelo Município de Esposende e a decorrer no Parque Natural do Litoral Norte), MARSW e INFORBIOMARES (promovidos pela Liga para a Proteção da Natureza e a decorrer no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Parque Natural da Arrábida, respetivamente).

O evento reuniu cerca de 30 especialistas e permitiu reduzir e validar a lista de indicadores que assegurem uma monitorização eficiente da biodiversidade marinha, incluindo os habitats e espécies prioritários da rede Natura 2000 e que deverão ser utilizados no futuro para avaliar o impacto e eficácia das áreas marinhas protegidas em Portugal.

Para além de investigadores do OMARE (representados pelo Município de Esposende, Universidade do Minho e pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto), estiveram presentes especialistas do ICNF, LPN, Universidade Lisboa, Universidade Évora, CCMAR, Universidade do Algarve, Grupo MARE e ISPA.

Última atualização: 12 Fev. 2020

O texto desta página é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0); pode estar sujeito a condições adicionais, para mais detalhes consulte os Termos e Condições.