2ª Campanha de pesca-experimental

© OMARE / Mai 29 2018

Decorreu, dias 19 e 20 de maio, a 2ª campanha de pesca-experimental do programa de monitorização do OMARE, dedicada a censos das comunidades de peixes. Estas campanhas têm como objetivo a inventariação da fauna piscícola e a monitorização da tendência dos stocks de peixes, avaliando a necessidade da sua conservação.

Para cada espécie e em cada censo, os exemplares são medidos e pesados de forma a permitir o cálculos dos índices de dispersão e abundância. Estes índices permitem a identificação de espécies ubíquas e também de espécies abundantes mas com dispersão localizada.

Os peixes, sendo capturados vivos, são devolvidos ao mar. No caso dos exemplares que não é possível identificar durante a saída de mar, pelo facto de ser necessário um trabalho mais minucioso para observar algumas características morfológicas, procede-se à sua recolha, conservação e posterior identificação em laboratório. Os restantes são oferecidos a instituições de cariz social, desta vez o Centro Social da Juventude Mar e a Santa Casa da Misericórdia de Fão, evitando a perda deste bem alimentar e perfeitamente apto para consumo.

Última atualização: 04 Ago. 2018

O texto desta página é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0); pode estar sujeito a condições adicionais, para mais detalhes consulte os Termos e Condições.