Sobre o Projeto

O Observatório Marinho de Esposende pretende a criação de um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha do Parque Natural do Litoral Norte, cujo objetivo principal será o fornecimento regular de informação sobre o estado da biodiversidade, tendo em vista a sua gestão, o suporte à decisão técnico-política focada no alargamento e gestão da Rede Natura 2000 no meio marinho e o apoio ao relato internacional da condição da biodiversidade nacional, assim como a criação de condições de divulgação de informação cientificamente suportada ao nível das campanhas implementadas junto de toda a comunidade. Apesar de ser desenvolvido como um programa regional, abordará desafios de claro âmbito nacional. A atualização de informação e a colmatação das lacunas relevantes de conhecimento do património natural (espécies, cartografia de habitats e ecossistemas e seus serviços), a sua integração num sistema de informação são um suporte essencial para garantir a eficácia e eficiência das medidas de proteção e gestão em vigor, e para definir medidas e instrumentos adicionais a adotar.

 

Espécies e habitats

Informação da biologia das espécies e ecologia dos habitats encontrados na Região do Norte de Portugal, com informação cartográfica da sua distribuição no Parque Marinho do Litoral Norte. A informação inclui as espécies e habitats que caracterizam a área e as que requerem medidas de proteção e conservação.

Eventos

Congresso "Sistemas de Informação do Meio Marinho"
III Workshop "Indicadores de Monitorização de AMP´s"

Decorreu no dia 5 de fevereiro, no Museu Marítimo de Esposende, o III workshop dedicado ao tema “indicadores de monitorização de áreas marinhas protegidas”. Este workshop co-organizado pelo Município de Esposende e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve teve o objetivo de identificar, discutir e selecionar uma lista indicadores e metodologias de...

© OMARE / Fev 08 2020