Sobre o Projeto

O Observatório Marinho de Esposende pretende a criação de um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha do Parque Natural do Litoral Norte, cujo objetivo principal será o fornecimento regular de informação sobre o estado da biodiversidade, tendo em vista a sua gestão, o suporte à decisão técnico-política focada no alargamento e gestão da Rede Natura 2000 no meio marinho e o apoio ao relato internacional da condição da biodiversidade nacional, assim como a criação de condições de divulgação de informação cientificamente suportada ao nível das campanhas implementadas junto de toda a comunidade. Apesar de ser desenvolvido como um programa regional, abordará desafios de claro âmbito nacional. A atualização de informação e a colmatação das lacunas relevantes de conhecimento do património natural (espécies, cartografia de habitats e ecossistemas e seus serviços), a sua integração num sistema de informação são um suporte essencial para garantir a eficácia e eficiência das medidas de proteção e gestão em vigor, e para definir medidas e instrumentos adicionais a adotar.

 

Espécies e habitats

Informação da biologia das espécies e ecologia dos habitats encontrados na Região do Norte de Portugal, com informação cartográfica da sua distribuição no Parque Marinho do Litoral Norte. A informação inclui as espécies e habitats que caracterizam a área e as que requerem medidas de proteção e conservação.

Eventos

Mergulho científico

A possibilidade de colocar o olho treinado de um cientista debaixo de água é, por vezes, o único meio que pode ser usado para fazer observações válidas e medições precisas. O recurso ao mergulho com equipamento SCUBA é, assim, uma importante ferramenta para os biólogos marinhos nas amostragens no âmbito do Observatório Marinho de Esposende.

...

© OMARE / Set 12 2018

3ª Campanha de monitorização da ictiofauna
Decorreu a terceira campanha de monitorização de peixes do projeto OMARE. O objetivo principal deste programa de monitorização é a inventariação das espécies de peixes; a caraterização quantitativa das comunidades ictiológicas...

© OMARE / Set 09 2018

Monitorização dos sedimentos sublitorais

Em que locais de encontram os sedimentos marinhos (areias, vasas, seixos) no Litoral de Esposende? Que diferentes tipos de sedimentos podemos encontrar? Que extensão ocupam? Que fauna bentónica se encontra associada? Estas são algumas das questões às quais o OMARE dará a resposta.

© OMARE / Ago 28 2018