O gás natural é um combustível fóssil com origem muito semelhante à do petróleo bruto, ou seja, forma-se durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petróleo, encontra-se em jazidas subterrâneas, de onde é extraído, e a principal diferença prende-se com a possibilidade de ser usado tal como é extraído na origem, sem necessidade de refinação.

O gás natural é constituído por pequenas moléculas de carbono e hidrogénio, e a sua combustão é mais limpa do que qualquer outro derivado do petróleo, originando apenas dióxido de carbono e uma quantidade de óxidos de azoto muito inferior à que resulta da combustão da gasolina ou do fuelóleo. 

Actualmente, Portugal recebe o gás natural proveniente da Argélia através de gasoduto e, junto às zonas de consumo, o gás natural passa dos gasodutos para as redes de distribuição. Estas redes de distribuição são instaladas normalmente por debaixo dos passeios ou das bermas das estradas sendo assim distribuída junto dos consumidores.