TransFORMAR – Projeto de Literacia dos Oceanos em Esposende
Resumo do projeto
Promovido pelo Município e Esposende em parceria com a Esposende Ambiente e com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, o projeto TransFORMAR tem como foco a literacia dos oceanos junto da comunidade escolar. O projeto contempla a conceção de um conto para o público juvenil sobre as ameaças e os riscos que pendem sobre o ambiente marinho, com particular atenção à realidade regional do Parque Marinho do Litoral Norte e sua biodiversidade, bem como sobre os problemas que colocam em causa o equilíbrio e as funções desempenhadas pelos oceanos como a poluição, a sobre-exploração de recursos, o aquecimento global, a destruição de habitats, a degradação ambiental, o desaparecimento da biodiversidade e a introdução de espécies exóticas. Este conto será ilustrado, editado em podcast no próprio livro e publicado, resultando num livro altamente qualificado e atrativo, que será distribuído em todas as bibliotecas e escolas do concelho, bem como dos concelhos vizinhos. O projeto prevê ainda a dramatização do conto, com vista à construção de uma peça de teatro para o público mais jovem, implicando este a construção de cenários, luz, som, guarda-roupa e a capacitação de técnicos do Serviço Educativo na área da representação.
O TransFORMAR – Projeto de Literacia dos Oceanos em Esposende tem um período de execução de 18 meses, sendo financiado através do Programa Crescimento Azul (Small Grants Scheme #3), com uma dotação de 25 000 euros dos EEA GRANTS, de um investimento total de 33.705 euros.
Objetivos do projeto
- Conceção e implementação de um projeto educativo vocacionado para a literacia dos oceanos visando o aumento da consciência ambiental e formação da população mais jovem para os problemas que afetam os ecossistemas marinhos;
- Contribuir para um aumento do conhecimento e consciência / responsabilidade da população mais jovem sobre os recursos marinhos ameaçados, os habitats, as espécies e a própria paisagem, de forma a demonstrar como problemas globais se refletem localmente;
- Explorar conceitos como poluição difusa, lixo marinho, microplásticos, redes fantasma, sobrepesca, espécies invasoras e alterações climáticas, contribuindo assim para um maior conhecimento dos impactes sobre os oceanos resultantes das atividades humanas e, consequentemente, para o comprometimento individual e coletivo na mitigação e resolução dos problemas que afetam as massas de água em geral;
- Divulgar e promover os valores biológicos e ecológicos presentes no Parque Marinho do Litoral Norte, com vista ao fortalecimento do reconhecimento da sua importância local e global;
- Dotar os cidadãos e, em particular, a população mais jovem, de conhecimento sobre o estado atual dos ecossistemas marinhos locais e, desta forma, contribuir para incrementar a participação ativa e crítica da comunidade na implementação de estratégias de proteção, preservação e valorização dos recursos marinhos;
- Favorecer e consolidar o sentimento de pertença em relação ao património natural e o reconhecimento da importância da preservação dos habitats marinhos do mar de Esposende, contribuindo assim para a consolidação de valores como o respeito pela vida marinha, pela comunidade e pelo meio ambiente em geral;
- Contribuir para a participação ativa das pessoas no processo de educação não-formal da população, potenciando o gosto e apetência pelos valores ambientais e pela preservação do património marinho, promovendo a capacidade de reflexão crítica e de responsabilização, a fruição de práticas artísticas e ainda a formação de públicos para atitudes social e ambientalmente responsáveis;
- Incentivar o aspeto educativo das atividades artísticas, promovendo uma profícua ligação com o meio ambiente de modo a desenvolver nos mais jovens um maior interesse e apetência pelas questões relacionadas com o Ambiente em geral e, consequentemente, uma alteração de mentalidades e comportamentos em prol da sustentabilidade do planeta;
- Promover o desenvolvimento afetivo e cognitivo sobre os oceanos de forma a alargar as experiências ao nível do potencial criativo no sentido de se encontrarem diversas soluções para novos problemas.
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Notícias publicadas:
Conto sobre os habitats marinhos do litoral de Esposende apresentado em evento público
Esposende forma crianças e jovens para literacia dos oceanos
Esposende apresenta trabalho final do TransFORMAR - Projeto de Literacia dos Oceanos
“Através do Acordo sobre o Espaço Economico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um continuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.”
Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt
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