Nos primeiros meses de funcionamento, o Centro de Educação Ambiental registou elevada procura, quer por parte da comunidade educativa, quer do público em geral.

 
 
Desde o passado dia 19 de Agosto, data da inauguração, este equipamento municipal, localizado em Marinhas, foi visitado por mais de 3000 pessoas, entre crianças de escolas e instituições e pessoas singulares. O mês de Novembro foi o que registou maior número de visitas, sobretudo de estabelecimentos de ensino e instituições. 

No início do mês de Outubro, o Centro de Educação Ambiental apresentou o Plano de Actividades 2011/2012 que colheu, desde logo, a melhor receptividade por parte dos diferentes públicos-alvo. “À descoberta do Centro de Educação Ambiental”, “Semana da Floresta Autóctone”, “O meu Natal é ecológico”, “Oficinas de Natal” e o Programa “Horticultura Terapêutica” foram as actividades propostas, que mobilizaram perto de 1500 pessoas. 

Paralelamente, o Centro de Educação Ambiental foi recebendo diversos pedidos de outro tipo de grupos, desde empresas, autarquias e associações, quer para visitas ao equipamento, quer para a utilização do auditório, para a realização de actividades ou reuniões. 

Este equipamento apresenta-se como um pólo dinamizador na área do ambiente, onde são potenciadas e trabalhadas novas metodologias de educação, sensibilização e formação ambiental. As várias áreas e os modernos equipamentos que compõem o Centro de Educação Ambiental, são um convite à descoberta e à aprendizagem. 

Para além da exposição interactiva permanente, onde são abordadas várias áreas temáticas com diversificados e abrangentes conteúdos, como os resíduos, o clima, a água e a biodiversidade, o Centro de Educação Ambiental integra outras valências, nomeadamente, biblioteca, ecoteca, oficinas de trabalho, hortas pedagógicas, trilho temático, Horto Municipal e um moderno auditório. 

O Centro de Educação Ambiental funciona, no período de Inverno, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, entre as 14h00 e as 17h30. 

O Plano de Actividades para os próximos meses está disponível em www.esposendeambiente.pt.