O Município de Esposende e a Esposende Ambiente, à semelhança das Autarquias de Caminha e de Viana do Castelo, associaram-se à Surfrider Foundation Europe na organização da 15ª edição das Iniciativas Oceânicas, que irá decorrer nos dias 19 e 20 de Março, com a realização de uma mega operação de limpeza de praias e zonas fluviais, no âmbito do projecto NEA 2 - Nautisme Espace Atlantique.

 
 
Trata-se de um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas, unidos em torno de um mesmo objectivo: fazer do Espaço Atlântico o centro de excelência da náutica sustentável. 

Esta mega operação de limpeza será dinamizada em zonas costeiras, lacustres e fluviais de diversas regiões do Espaço Atlântico, contando, para o efeito, com a participação dos parceiros envolvidos no projecto, entre os quais a Comunidade Urbana Valimar. 

O objectivo desta campanha, aberta à participação voluntária do público em geral, escolas e empresas, é alertar para o impacto dos resíduos nos nossos rios e praias e sensibilizar para a adopção de comportamentos de eco-cidadania, respondendo assim ao apelo lançado pela ONU para 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade. 

Em Esposende, as actividades de limpeza irão decorrer no próximo sábado, dia 20, entre as 10h30 e as 15h30, e contam com a colaboração da Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, do Clube Náutico de Gemeses, do Clube Náutico de Fão, da Escola de Surf Onda Magna, da H3O – Escola de Surf de Ofir e da Escola de Kitesurf.com. As actividades irão concentrar-se junto à foz do rio Cávado, em Esposende, envolvendo, para além da zona da praia, as margens do rio. O ponto de encontro será na praia Suave Mar – Norte, às 10h30. 

Para que esta campanha seja bem sucedida, os Municípios, juntamente com a Surfrider Foundation Europe, vão disponibilizar material diverso para a recolha de resíduos. Em complemento às actividades ambientais, vão ser ainda realizadas várias experiências náuticas, como surf, canoagem e kitsurf, orientadas por monitores especializados, no sentido de dar a conhecer melhor e mais de perto as emoções destes desportos. 

No final, está ainda prevista a recolha de assinaturas para uma petição que será entregue à Comissão Europeia, no próximo dia 20 de Maio, por ocasião do Dia Europeu do Mar, para tomar rapidamente uma iniciativa legislativa que reconheça os macro resíduos como uma verdadeira poluição. 

Para mais informações e inscrições por favor consultar o website oficial das Iniciativas Oceânicas 2010: http://www.initiativesoceanes.org/