A empresa municipal Esposende Ambiente (EAmb) associa-se à “Semana da Energia Sustentável 2010”, que a União Europeia está a promover, com o objectivo de alertar os países membros da Comunidade Europeia para as questões associadas à gestão sustentada de energia.

 
 
 
Assim, a Esposende Ambiente irá assinalar, na próxima sexta-feira, dia 26, o Dia da Energia, com a divulgação e envio on-line a todos os seus clientes e colaboradores de um manual destinado ao consumidor, onde será possível aceder a informação e dicas úteis sobre questões associadas à eficiência e poupança energética. 

Esta será a primeira de uma série de iniciativas que irão decorrer no Município até ao final de Maio, mês em que se celebra o Dia Mundial da Energia, e que terão como principal objectivo sensibilizar para as questões associadas às alterações climáticas, eficiência energética, bem como ao incentivo à utilização de fontes de energia renováveis. 

Estas iniciativas fazem parte de uma série de medidas de gestão ambiental que se encontram consubstanciadas no Plano de Gestão Sustentável de Energia do Município de Esposende. Este instrumento de gestão elenca as principais estratégias de intervenção face à realidade do concelho, assim como os principais eixos de intervenção, materializados através de vários objectivos, acções e metas, assentes em Planos de Acções. 

Esposende continuará a desenvolver estratégias e a implementar projectos que permitam a integração dos princípios assumidos no combate às alterações climáticas, contribuindo assim para a implementação prática das políticas comunitárias em matéria de energia e alterações climáticas.