O Dia Mundial da Conservação da Natureza é celebrado anualmente no dia 28 de julho.
Este dia, comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, tem o objetivo de consciencializar as pessoas para os problemas que afetam a natureza e para a necessidade urgente da sua conservação.
A extinção de espécies, a destruição de habitats e o desequilibro dos ecossistemas, têm sido temáticas abordadas em todo o mundo, com o propósito de estimular a sociedade para a preocupação com a biodiversidade e com os diferentes ecossistemas.
Portugal possui, quando comparado com outros países europeus, uma grande diversidade de paisagens, património geológico e biodiversidade. Este património é essencial para o bem-estar do ser humano, para a mitigação da pobreza, para a prevenção de riscos e para a criação de economias eficientes. Além disso, constitui um fator diferenciador, valorizador e de afirmação da identidade portuguesa.
Assim, todos os anos está reservado um dia de reflexão para a situação da natureza em Portugal e no mundo. As celebrações desta data incluem a limpeza de áreas costeiras e florestais, na elaboração de planos de ordenamento e de gestão de áreas protegidas, o planeamento da articulação da conservação da natureza com outras políticas sectoriais, entre outras iniciativas.
Conservar a natureza é tarefa de todos nós, independentemente da nossa idade, formação ou trabalho. Ajudar é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece, tendo acesso a ar puro, água limpa e à variedade de espécies que aqui vivem.
Para proteger o meio ambiente, basta fazer a sua parte.
Seguem-se algumas atitudes do dia a dia para ajudar o planeta:
1. Não desperdice água