CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

Dez alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho foram distinguidos no III Concurso de Desenho Infantil de Esposende da Fundação MOA.
Em sessão realizada, no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, teve lugar, no passado dia 20 de junho, a entrega dos prémios aos alunos vencedores e à aluna Ema Cruz, que conquistou o 3.º lugar no Concurso Internacional de Desenho Infantil MOA 2022, que decorreu no Japão, no final do ano passado. A obra desta aluna da Escola Básica de Esposende, vencedora do 1.º prémio em Esposende no último ano letivo, foi distinguida no concurso internacional, que contou com 165.061 inscrições de 4884 escolas de vários países, sendo que o prémio foi uma obra de arte em Prata do Museu da MOA, de Atami.

Promovido pela Fundação MOA de Portugal, com a colaboração da Saúde Escolar da UCC ConVidaSaúde/ACES Cávado III Barcelos/Esposende, do Município de Esposende e da Esposende Ambiente, esta iniciativa tem como principal propósito contribuir para a promoção da Educação Artística, um dos pilares de trabalho do Departamento de Arte e Cultura da Fundação MOA.

Na edição de 2023, estiveram a concurso 246 obras de alunos que, no último ano letivo, frequentaram o 4.º ano de escolaridade, nomeadamente das escolas básicas de Forjães, Belinho, Rio de Moinhos, Pinhote, Curvos, Fão, Fonte Boa, Rio Tinto, Facho, Apúlia, Criaz, Barral, Gandra e de Esposende.

Assim, com o tema “A dança entre a Guerra e a Paz”, Fábio Dinis Rodrigues, da EB de Fão, foi o grande vencedor. Em segundo lugar ficou Ana Luísa Cruz, da EB de Forjães, com o trabalho “O Sol e a Lua”, e o terceiro classificado foi Rafael Sá, da EB do Criaz, com o tema “A Natureza é bela”. Quanto às menções honrosas, os alunos distinguidos foram Rodrigo Cardoso, da EB de Barral, Tiago Solinho, da EB de Fão, Gabriela Alves, da EB de Gandra, Marina Machado, da EB do Facho, Andy Zhou, da EB de Pinhote, Margarida Ribeiro, da EB de Barral, e Beatriz Alves, da EB de Fão.

A avaliação dos trabalhos esteve a cargo de um júri composto por representantes da Fundação MOA, da UCC ComVidaSaúde/ACES Cávado III Barcelos/Esposende, do Município de Esposende, da Esposende Ambiente e de um artista mestre em ilustração. Os três vencedores receberam um cheque-oferta no valor de 75, 50 e 30 euros, respetivamente, e os alunos distinguidos foram agraciados com prémios de participação.

A sessão teve início com a apresentação da Fundação MOA e dos seus princípios basilares, bem como a partilha de imagens da exposição internacional que decorreu no Museu de Arte da MOA de Atami, no Japão, seguindo-se depois a Cerimónia do Chá, uma tradição cultural japonesa na qual o chá verde em pó é preparado cerimonialmente e servido aos convidados. A sessão de entrega dos prémios esteve a cargo de Tatsuya Kanda, da Fundação MOA Portugal, Alexandra Roeger, Vice Presidente do Município de Esposende e Vereadora da Educação, Paulo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, e Leonor Rosa, enfermeira da UCC ConVida Saúde. Para além dos alunos e respetivos pais, a sessão contou também com a participação dos professores que dinamizaram este concurso junto das suas turmas.

Ao associarem-se a esta iniciativa, o Município e a Esposende Ambiente estão a contribuir para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
Biorresíduos
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras