CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

Designed by Freepik

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente no dia 8 de junho.
Os oceanos são o maior ecossistema do planeta, regulam o clima e proporcionam meios de subsistência para milhares de milhões de pessoas. Mas a sua saúde está em perigo, portanto neste ano de 2023 pretende-se relembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto «pulmões do planeta».

Em 2023, o foco é o próprio oceano e como podemos aprender mais sobre ele. É suposto que as pessoas o conheçam melhor e aproveitem as oportunidades que ele oferece se for bem cuidado. O objetivo é aumentar a consciencialização sobre a importância de cuidar de um ecossistema que produz 50% do oxigênio do nosso planeta e absorve 30% do dióxido de carbono produzido no nosso planeta.
Nutrem uma biodiversidade inimaginável e apoiam diretamente o bem-estar humano, através da alimentação e de recursos energéticos. Além de ser uma fonte de vida, os oceanos estabilizam o clima, atuando como um gigantesco deposito de gases com efeito de estufa.

O que posso fazer no quotidiano para proteger o oceano?
• Se come peixe, diversifique a sua dieta em termos de consumo de marisco, não coma sempre a mesma espécie. Evite também consumir predadores de topo e certifique-se de que o que come provém de fontes responsáveis.
• Evite a poluição plástica: com 80% da poluição marinha com origem em terra, faça a sua parte para impedir que a poluição chegue ao mar. Pode ajudar, utilizando produtos reutilizáveis, evitando consumir produtos descartáveis, e também se certificando de que está a colocar os seus resíduos nos contentores apropriados.
• Recolha o lixo da praia e não deite lixo no chão.
• Continue a defender soluções, seja nas ruas, escrevendo cartas aos decisores, assinando petições, ou apoiando campanhas que visem influenciar os decisores, a nível local, nacional ou a nível global.

Sabias que…
• 40 milhões de pessoas encontrarão os seus empregos em indústrias ligadas aos oceanos até ao final desta década?
• O nível médio global do mar aumentou a uma média de 4,5 mm por ano entre 2013 e 2021, devido ao derreter das camadas de gelo a um ritmo crescente?
• Muitas espécies marinhas são afetadas pela poluição marinha e pelo menos 90% delas tiveram as populações reduzidas?
• A razão pela qual os produtos que compramos nas lojas são tão baratos é porque o transporte marítimo transporta 90 por cento das mercadorias até às nossas casas?
• Os oceanos já abrigam mais de 150 milhões de toneladas de plástico, com uma descarga anual cada vez maior? Isso faz com que microplásticos sejam encontrados na cadeia alimentar, o que representa um risco à saúde.
• Não há nenhum organismo vivo na terra que não seja afetado pelos oceanos?

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
Biorresíduos
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras