CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento Online

A água para consumo humano no concelho de Esposende mantém qualidade exemplar, como comprova a distinção da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, recebeu o Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2019, em resultado do cumprimento, no último ano de avaliação regulatória, de um conjunto apertado de critérios. São tidos em consideração indicadores e avaliados parâmetros como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, resposta a reclamações e cobertura de gastos.

A distinção tem como objetivo identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e, assim, contribuir para a melhoria dos setores. O Selo de Qualidade foi entregue ao Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, na 14.ª Expo Conferência da Água, que está a decorrer em Lisboa.

A entrega dos selos da qualidade da água contou com a participação da Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, que transmitiu as orientações políticas do novo governo 2019-2023, destacando-se a necessária e rápida adaptação às alterações climáticas, o incentivo ao combate às perdas reais de águas e à reutilização de águas residuais.

Beber água da torneira é mais barato e ecológico e a água distribuída pela empresa municipal Esposende Ambiente é 100% Segura. O controlo da qualidade não se limita a análises na torneira dos utilizadores, sendo vários os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade. Neste âmbito é também de salientar as medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no concelho de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos.

A atribuição do Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano pode também ser entendido como o contributo que o Município de Esposende e a Esposende Ambiente dão para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, concretamente do ODS 6 - Água Potável e Saneamento, ou seja, garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável e do saneamento para todos, procurando-se aumentar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo de água da torneira. Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico de água engarrafada.

 

Plano de contingência COVID-19
   
Atendimento
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA  em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Leituras
Leituras
   
Qualidade da água
   
Praias
   
Faturação
Eletrónica
   
QUIZ da Água  
   
SUMAKids
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras
   
Resp.
Social
Empresarial