CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

Até ao dia 6 de janeiro decorre mais uma edição da iniciativa “O meu Natal é Ecológico”, organizada pela Esposende Ambiente, em colaboração com a Câmara Municipal de Esposende.

Desta forma, está patente, no Largo D. Sebastião, junto ao Tribunal de Esposende, uma exposição composta por 22 velas natalícias, produzidas por estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, com a participação de crianças, jovens, idosos e outros utentes das diversas entidades envolvidas. 

Para além do aproveitamento de pneus usados, a decoração das velas envolveu a reutilização de diversos materiais, muitos dos quais teriam como destino imediato o ecoponto ou o caixote de lixo. 

Esta iniciativa pretende sensibilizar a comunidade, sobretudo os mais jovens, para a adoção de comportamentos que possam contribuir para sustentabilidade do planeta, começando por pequenos gestos em casa, na escola e local de trabalho. Além do incentivo à reutilização dos materiais e à separação seletiva dos resíduos urbanos, “O meu Natal é Ecológico” visa também contribuir para o desenvolvimento da criatividade e imaginação dos participantes. 

Para além desta iniciativa, até 23 de dezembro, o Centro de Educação Ambiental de Esposende promove as Oficinas de Férias de Natal, com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e jovens durante as férias letivas de Natal. Mais informações sobre esta iniciativa encontram-se disponíveis na página eletrónica da Esposende Ambiente, em www.esposendeambiente.pt e no blogue www.esposendeambiente.pt/cea/.

A empresa municipal Esposende Ambiente vai avançar com uma campanha de isenção de custos de ligação aos sistemas públicos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. A medida foi hoje aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

Serão abrangidos por esta medida os pedidos de ligação de utilizadores Domésticos e Não Domésticos de todo o concelho, desde que exista possibilidade de ligação imediata à rede sem prolongamentos superiores a 20 metros. A isenção não contempla eventuais trabalhos de ligação a edifícios com 4 ou mais frações. 

Não obstante os avultados investimentos que o Município efetuou ao longo dos últimos anos nas redes de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais, que orçaram em vários milhões de euros e que permitiram dotar o concelho de sistemas públicos que, no tocante à água, se cifra na ordem dos 100%, e, ao nível do saneamento, se situa nos 85%, continua a verificar-se que a taxa de adesão não acompanha ainda estes valores. Apesar das sucessivas campanhas de redução das taxas de ligação que a Esposende Ambiente tem vindo a desenvolver, ainda existe uma grande margem de potenciais utilizadores, razão pela qual a empresa entendeu avançar com esta campanha de isenção de custos no sentido de cativar mais clientes, justificando, assim, os investimentos realizados. A par deste aspeto, a ligação aos sistemas da rede pública é também uma questão de saúde pública, na medida em que garante a qualidade da água consumida, o tratamento adequado dos efluentes e a gestão racional e sustentada dos recursos hídricos. 

De notar que os valores que a Esposende Ambiente cobra atualmente aos clientes, de acordo com a estrutura tarifária prevista por lei, refletem não só o custo do investimento realizado, mas também o custo de funcionamento e da manutenção dos sistemas públicos, que são de excelência, como aliás comprovam os recentemente atribuídos prémios pela Entidade Reguladora ao nível a qualidade da água e em termos de qualidade de prestação de serviços de água.
Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras