1º Workshop – Indicadores de Monitorização de Áreas Marinhas Protegidas

© OMARE / Fev 12 2019

Decorreu dia 11 de fevereiro de 2019, no Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, em Faro,  o 1º workshop conjunto entre os projetos OMARE, MARSW e INFORBIOMARES, aprovados no âmbito do Aviso POSEUR-15-2016-54, e destinados ao ensaio de sistemas de monitorização da biodiversidade marinha das áreas classificadas do Litoral Norte, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Arrábida, respetivamente. O ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – é parceiro dos três projetos e irá implementar no futuro o modelo desenvolvido.

Os programas de monitorização decorrem individualmente em cada área e estão a ser desenvolvidos tendo em conta as especificidades de cada uma das áreas classificadas, mas serão interoperáveis e coerentes.

O workshop, que terá sido o primeiro de três previstos, teve o objetivo de desenvolvimento de um modelo de monitorização que avalie o estado de conservação das espécies e habitats naturais em Rede Natura 2000 para o meio marinho, incluindo a avaliação dos seus limites no mar. Pretende-se que o modelo seja aplicável a diferentes áreas marinhas e que se crie um guia de boas práticas para a monitorização e gestão de áreas marinhas protegidas onde se incluam propostas de indicadores de monitorização eficientes, face às necessidades da administração pública.

O Município de Esposende, promotor do projeto OMARE, esteve representado com a participação da Universidade do Minho, Instituto de Sistemas e Robótica, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto e pelo seu consultor Vasco Ferreira, que apresentou o programa de monitorização do Observatório Marinho de Esposende.

Última atualização: 09 Jun. 2019

O texto desta página é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0); pode estar sujeito a condições adicionais, para mais detalhes consulte os Termos e Condições.