Espécies e habitats

O OMARE disponibiliza a inventariação da macrofauna e macroflora existente no Parque Marinho. Para cada espécie é avaliada a sua abundância, distribuição espacial, estatuto de conservação e principais ameaças. Para além de uma listagem da biodiversidade presente, permite conhecer a distribuição de cada espécie no Parque. São apresentadas fichas por espécie, incluindo registo fotográfico, informação cartográfica de distribuição e a determinação do estatuto de ameaça das espécies.

Os habitats marinhos são descritos e organizados em 6 níveis hierárquicos de habitats bentónicos: o nível 1 inclui todos habitats marinhos; o nível 2 (tipos gerais de habitats) e o nível 3 (complexos de habitats) são baseados em fatores abióticos; o nível 4 é dedicado à identificação de grupos funcionais. Os níveis 5 e 6 descrevem as populações bentónicas, tendo em conta as variações biogeográficas.

Considerando as ameaças que pesam sobre certos tipos de habitats naturais e certas espécies, é apresentada cartografia numa escala operacional, com vista à sua hierarquização a nível de prioridades, a fim de privilegiar a rápida implementação de medidas para a sua conservação. Assim, para a cartografia e caracterização dos habitats marinhos, é utilizado um critério de estatuto de prioridade onde os habitats prioritários são hierarquizados.